terça-feira, 20 de novembro de 2007

UX é investimento


O pessoal da
teehan+lax decidiu em 01 de novembro de 2006 iria investir U$ 50.000,00 em um fundo de ações (que recebeu o nome de UX Fund) composto por 10 empresas que eles acreditavam fazer um grande trabalho em experiência do usuário (UX). Para quê isso? Provar o bom retorno de investimento de UX.

Os critérios de investimento utilizados foram os seguintes:
1.Um demonstrado cuidado com o design de seus produtos e web site
2. Uma história de inovação
3. A empresa inspira lealdade em sua base de consumidores
4. Fazer negócio com essa empresa é uma experiência positiva

Um trechinho sobre a dificuldade em demonstrar o retorno de investimento (ROI) de UX:

"We struggle with the notion of ROI of UX. In our industry there is a lot of talk about getting the ROI of UX proven to the C-level executive. In my opinion, these attempts try to draw cause and effect relationships between activities and value. These micro-measurements are ineffective and are often non-existent. Instead, the ROI of UX comes at macro levels. Companies that internalize the values of doing great UX will see it permeate in their performance."

Qual foi o resultado? Dessas empresas, 6 deram muito certo...e as outras 4 nem tanto. Com isso, eles aprenderam algumas coisas:

1) Time the market: você precisa saber quando comprar e vender as ações

2) Rebalancear o portfolio: uma empresa deve ser tirada do fundo quando não satisfaz mais os critérios estipulados

3) UX não é tudo: forças da natureza podem tirar você de uma boa onda nos negócios

4) Inovar e vencer: as empresas que mais deram retorno positivo foram a Apple e RIM, exatamente as que mais se encaixavam nos critérios de seleção citados acima


Link: Investing in UX

Nenhum comentário: