terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Como colocar usabilidade na sua empresa

Ser o pioneiro em usabilidade em uma empresa que nem mesmo sabe do que se trata é uma tarefa bem difícil. Ainda mais quando você é o único que entende disso.

Quem dá algumas dicas é o pessoal da Webcredible. Acho que posso dizer que a realidade é assim mesmo: uma guerrilha. Mas no final do processo você vai se sentir recompensado :)

As dicas:

  • Encontre seu cavaleiro de armadura brilhante: traduzindo, tenha um executivo senior, o mesmo o diretor da empresa como 'patrocinador' e apoio da empreitada. Ele vai tanto te dar suporte no financeiro (te ajudando a arrumar verba para atividades de usabilidade), como ser um promotor da usabilidade junto à equipe sênior.
  • Demonstre que dá futuro: comece a atuar em áreas que já existem, como as de pesquisa de marketing, elicitação de requisitos e relacionamento com o Cliente. Com isso, você vai poder ter mais dados que comprovem o retorno de usabilidade. Não esqueça de ficar em contato com o pessoal de atendimento ao consumidor; eles possuem informações sobre as dúvidas e problemas dos usuários.
  • Foque nos projetos de maior prioridade: crie uma lista de quais são esses projetos e interaja com os gerentes de projeto. Foque em convencê-los de que o produto pode ser melhorado através de usabilidade e pesquisa com o usuário.
  • Primeiros pequenos passos: faça os seus colegas de trabalho darem pequenos passos, encorajando-os a pensar no usuário-final.
  • Venda, venda e...Venda!: crie o interesse por usabilidade na empresa através de atividades como workshops, seminários e atuando junto a diferentes áreas da empresa.
  • Integrando ao processo de desenvolvimento: o melhor começo geralmente é com testes de usabilidade. Faça com que pessoas do projeto (especialmente o gerente e o designer da interface) participem, vendo com os próprios olhos os problemas que surgem devido à interface. Com o tempo, peça para que os testes sejam executados periodicamente, no meio do projeto. Isso vai fazer que os testes influenciem nos requisitos. Daí é mais algum tempo para você estar colocando o usuário desde a concepção do projeto.

Em resumo, isso vai exigir muito comprometimento e determinação da sua parte...Vai ter momentos em que você vai desejar pular fora da empresa ou se ajustar ao jeito que as coisas são. Mas não desista, com perseverância se chega lá. E você chegará lá sabendo que foi capaz de mudar mentes e atitudes em prol de uma melhor experiência e qualidade de vida para o usuário :)


Link: How to embed usability & UCD internally
.::.

Nenhum comentário: