quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Descobrindo as habilidades de sua equipe para UX


Você queria avaliar a quantas andam as habilidade de sua equipe de UX? Que tal testar a proposta de Jared Spool?

Essa avaliação se baseia em pontuar habilidades de integrantes da equipe, divididas em dois tipos: principais/essenciais e empresariais. A pontuação vai de 0 a 5, sendo que as habilidades principais valem 2x mais.


Critérios para pontuação (0-5):

  • 5: todos os membros possuem alto conhecimento;


  • 4: apenas um indivíduo possui alto conhecimento;


  • 3: todos da equipe possuem um conhecimento básico;


  • 2: alguém da empresa possui as habilidades necessárias, mas não é da sua equipe;


  • 1: alguém de fora da empresa, contratado temporariamente;


  • 0: nenhuma alma viva;


Habilidades Principais (2x a pontuação):

  • Arquitetura da informação: organização do conteúdo;


  • Pesquisa do usuário: coletar informações sobre os usuários;


  • Design visual: aparência, comunicação visual;


  • Design da informação: elementos de interface para melhor uso do conteúdo;


  • Design da interação: elementos de interface para a melhor interação;


  • Gerenciamento de iterações rápidas: quebrar o design em pequenas iterações;


  • Redação: como passar uma informação textualmente?


  • Edição: criar uma experiência coesa, eliminando distrações.


Há ainda as habilidades necessárias para que o conhecimento seja propagado por toda empresa e todos tenha noção de como isso impacta em suas vidas profissionais.


Habilidade Empresariais (1x a pontuação):
  • Métodos de desenvolvimento: saber como integrar UX nos processos de desenvolvimento;


  • Documentação de design p/desenvolvimento: saber como comunicar o design através de documentos como wireframes, personas, protótipos etc.


  • Web Analytics: uso dos dados coletados sobre o site para melhorias;


  • Etnografia: entender como utilizar informações de contexto e objetivos dos usuários para melhorar a experiência;


  • Redes Sociais: entender modelos de interação social para entender como isso pode impactar de forma positiva no projeto;


  • Marketing: comunicar valores e objetivos da empresa através da interface;


  • Tecnologia: saber o que dá para ser implementado;


  • Retorno de investimento (ROI): saber explicar o valor de UX no negócio da empresa;


  • Conhecimento do negócio: entender como o negócio funciona, como faz dinheiro e quais são as restrições internas;


  • Conhecimento do domínio: entender a terminologia, processos e objetivos das pessoas que vão utilizar o sistema.

Resultado:
  • 104 a 130: o time tem as habilidades certas e está no caminho de dominá-las. O próximo passo seria expandir esse conhecimento para outros agentes de design da empresa.


  • 78 a 103: o time possui conhecimento básico das habilidades, mas precisa começar a melhorar as capacidade de membros individuais. Esses times precisam focar na exploração de oportunidades educacionais externas, como conferências dedicadas a esse conjunto de habilidades.


  • 36 a 77: muitas das habilidades são encontradas na organização, mas nem todas são encontradas no time em questão. O gerente do time deve procurar ativamente por oportunidades de treinamento.


  • 0 a 35: o time possui poucas habilidades internas e é provavelmente muito dependente de serviços externos para muitas habilidades-chave. Trabalhando lado-a-lado com os contratados pode ajudar a trazer essas habilidades para dentro da empresa.


Com essa avaliação em mãos, os gerentes podem buscar por formas de melhorar a capacidade de seu time, bem como produtividade e resultados.



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