Você queria avaliar a quantas andam as habilidade de sua equipe de UX? Que tal testar a proposta de Jared Spool?
Essa avaliação se baseia em pontuar habilidades de integrantes da equipe, divididas em dois tipos: principais/essenciais e empresariais. A pontuação vai de 0 a 5, sendo que as habilidades principais valem 2x mais.
Critérios para pontuação (0-5):
- 5: todos os membros possuem alto conhecimento;
- 4: apenas um indivíduo possui alto conhecimento;
- 3: todos da equipe possuem um conhecimento básico;
- 2: alguém da empresa possui as habilidades necessárias, mas não é da sua equipe;
- 1: alguém de fora da empresa, contratado temporariamente;
- 0: nenhuma alma viva;
Habilidades Principais (2x a pontuação):
- Arquitetura da informação: organização do conteúdo;
- Pesquisa do usuário: coletar informações sobre os usuários;
- Design visual: aparência, comunicação visual;
- Design da informação: elementos de interface para melhor uso do conteúdo;
- Design da interação: elementos de interface para a melhor interação;
- Gerenciamento de iterações rápidas: quebrar o design em pequenas iterações;
- Redação: como passar uma informação textualmente?
- Edição: criar uma experiência coesa, eliminando distrações.
Há ainda as habilidades necessárias para que o conhecimento seja propagado por toda empresa e todos tenha noção de como isso impacta em suas vidas profissionais.
Habilidade Empresariais (1x a pontuação):
- Métodos de desenvolvimento: saber como integrar UX nos processos de desenvolvimento;
- Documentação de design p/desenvolvimento: saber como comunicar o design através de documentos como wireframes, personas, protótipos etc.
- Web Analytics: uso dos dados coletados sobre o site para melhorias;
- Etnografia: entender como utilizar informações de contexto e objetivos dos usuários para melhorar a experiência;
- Redes Sociais: entender modelos de interação social para entender como isso pode impactar de forma positiva no projeto;
- Marketing: comunicar valores e objetivos da empresa através da interface;
- Tecnologia: saber o que dá para ser implementado;
- Retorno de investimento (ROI): saber explicar o valor de UX no negócio da empresa;
- Conhecimento do negócio: entender como o negócio funciona, como faz dinheiro e quais são as restrições internas;
- Conhecimento do domínio: entender a terminologia, processos e objetivos das pessoas que vão utilizar o sistema.
Resultado:
- 104 a 130: o time tem as habilidades certas e está no caminho de dominá-las. O próximo passo seria expandir esse conhecimento para outros agentes de design da empresa.
- 78 a 103: o time possui conhecimento básico das habilidades, mas precisa começar a melhorar as capacidade de membros individuais. Esses times precisam focar na exploração de oportunidades educacionais externas, como conferências dedicadas a esse conjunto de habilidades.
- 36 a 77: muitas das habilidades são encontradas na organização, mas nem todas são encontradas no time em questão. O gerente do time deve procurar ativamente por oportunidades de treinamento.
- 0 a 35: o time possui poucas habilidades internas e é provavelmente muito dependente de serviços externos para muitas habilidades-chave. Trabalhando lado-a-lado com os contratados pode ajudar a trazer essas habilidades para dentro da empresa.
Com essa avaliação em mãos, os gerentes podem buscar por formas de melhorar a capacidade de seu time, bem como produtividade e resultados.
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